Escola cria horta para estimular consumo de alimentos saudáveis

Na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, a importância da alimentação saudável não é trabalhada apenas nas salas de aula

De: Secretaria de Estado de Educação Cidades

Alimentos cultivados na horta são utilizados na merenda dos estudantes. Foto: Arquivo da Escola
Na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, a importância da alimentação saudável não é trabalhada apenas nas salas de aula. Os estudantes que participam do Projeto Educação de Tempo Integral estão retomando este mês os cuidados com a horta da escola. “Estamos retomando o trabalho. Os alunos estão plantando couve, cebolinhas, alface, entre outros. Os estudantes são os responsáveis por molhar os canteiros e colher os alimentos”, ressalta a diretora Cássia de Carvalho Pimentel. Para montar os canteiros, os estudantes levaram sementes e mudas.

O projeto teve início em 2011, quando a cantineira da escola questionou que os alunos não estavam consumindo verduras e legumes. “Estávamos revitalizando a escola. Por meio de uma parceria com a prefeitura montamos um jardim e pensamos em outras possibilidades para o espaço. Em uma conversa a cantineira disse que na hora da merenda, os alunos pediam para que não colocasse verduras. Foi ai que resolvemos criar a horta’, conta Cássia.

Segundo a diretora Cássia de Carvalho Pimentel, o objetivo é que o projeto desenvolvido esse ano seja semelhante ao do ano passado. Além dos estudantes aprenderem sobre a importância da alimentação saudável, a horta também era estudada em disciplinas como a Matemática e a Educação Física. “Os alunos aprenderam a contar calorias, a importância de se consumir certos tipos de alimentos e nutrientes. Eles também estudaram medidas e formas geométricas na hora de montar os canteiros”.

Alunos da EE Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, investem na alimentação saudável com horta em escola. Foto: Arquivo da Escola

Outra iniciativa que deve ser repetida é o sorteio de Kits com diferentes verduras. “Nas reuniões de pais nós distribuíamos algumas verduras. Uma vez por mês também pretendemos fazer um sorteio de um Kit contendo verduras e legumes da horta. Todos os alunos sempre pedem para levar para casa”, conclui Cássia.

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Carolaine Pereira de Sena, ressalta a importância da horta para a escola. “Aprender a mexer com a horta foi muito bom. Aprendemos sobre alimentação saudável. Teve uma vez que eu fui sorteada e levei couve para casa”.
Tecnologia do Blogger.