Gisele Calixto lidera disputa apertada em Santa Luzia

Luiza do Hospital e Nivaldo de Teco revezam-se na vice-liderança

De: Jornal O Tempo                                                                                                                     +Política

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada de 16 a 18 de março, mostra que a disputa pela Prefeitura de Santa Luzia será muito acirrada. A pré-candidata Gisele Calixto (PSB) lidera todos os cenários montados pelo instituto, mas há quadros que revelam empate técnico. O levantamento mostra, ainda, um grande número de indecisos, o que confirma o equilíbrio.

No primeiro cenário, em que todos os pré-candidatos são citados, Gisele registra 20,7% das intenções de voto. A vereadora Luiza do Hospital (PTB) tem 14,0% da preferência do eleitorado.
Ela é seguida de perto por Nivaldo de Teco (PTC), com 13,4%. O vice-prefeito da cidade, Agnaldo Campos (PSDB), contabiliza 10,2%. Logo após, aparece o atual prefeito, Doutor Gilberto (PSD), com 6,2%. A pré-candidata do PT, Cristina Corrêa, não atinge 1% das intenções de voto. Nesse quadro, o número de indecisos é de 19,1%.


No segundo cenário, em que o nome de Nivaldo de Teco é retirado, Gisele, com 22,7% das intenções de voto, fica tecnicamente empatada com Luiza, que tem 19,8%. A margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos percentuais, portanto, maior do que a diferença entre as pontuações das duas pré-candidatas.

No terceiro quadro, em que o nome de Agnaldo Campos não aparece, há também uma situação de empate. Gisele tem 23,0% das intenções de voto. Em segundo e terceiro lugares estão Nivaldo de Teco (15,2%) e Luiza do Hospital (15,1%). Considerando a margem, Gisele tem, na pior situação, 18,8%, e Nivaldo e Luiza, em suas melhores, 19,4% e 19,3%, respectivamente, caracterizando o empate. Em ambos os cenários, os indecisos passam de 20%.

Ampliação. No quarto cenário, sem Luiza e Agnaldo, Gisele lidera com 25,8% da preferência do eleitorado, e Nivaldo de Teco registra 21,1% das intenções de voto. Na sua melhor situação, Nivaldo tem 25,3%, ultrapassando Gisele na sua pior situação (21,6%), revelando outro empate técnico. No quinto cenário, sem Nivaldo e Agnaldo, a socialista obtém 26,3% das intenções, e a petebista, 21,6%. Mais uma vez, há empate, considerando a melhor situação de Luiza e a pior de Gisele.

Já no sexto cenário, somente com os nomes de Gisele, Agnaldo e Doutor Gilberto, a candidata do PSB lidera com folga. Ela aparece com 29,2% das intenções de voto. O segundo colocado, o atual vice-prefeito, tem 13,2%, e o prefeito, Doutor Gilberto, registra 8,2%. Nesse quadro, os indecisos alcançam 25,0%.

No sétimo cenário, com os nomes de Gisele, Doutor Gilberto e Cristina, a folga permanece. Gisele contabiliza 33,4% das intenções de voto contra 8,7% de Doutor Gilberto. Esse último quadro é o que aponta maior proporção de indecisos: 27,4%.

Estatísticas

Dados. Foram realizadas 550 entrevistas, de 16 a 18 de março. A margem de erro é de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem número MG-0018/2012.
Tecnologia do Blogger.