Calixto está disparado na frente, diz nova pesquisa DataTempo/CP2

Saúde é o maior problema da cidade na opinião de 89,1% das pessoas
De: Exclusivo Cidade Santa Luzia Eleições

A poucos dias da eleição, a disputa em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, está praticamente decidida, segundo pesquisa DataTempo/CP2. Calixto (PSB) lidera com folga a corrida eleitoral, que tem mais quatro concorrentes. O candidato do PSB tem 53,2% das intenções de voto, percentual cinco vezes superior ao da segunda colocada, a petista Cristina Correa, que tem 9,5%.

O atual prefeito da cidade, Dr. Gilberto(PSD), tem 8,3%. A baixa votação é condizente com a avaliação que a população faz da sua gestão: apenas 13% dos entrevistados aprovam a atual administração, enquanto 81,2% desaprovam. A maioria dos eleitores (72,4%) afirma que prefere um candidato de oposição, enquanto 11,7% pretendem votar pela continuidade.

Os outros candidatos, Aguinaldo Campos (PSDB), atual vice-prefeito, e Wilson Vieira (PSC), têm 4,9% e 1,4%, respectivamente. O eleitorado de Wilson Vieira é o mais infiel: 42,9% dos que pretendem votar nele declararam que ainda podem mudar de ideia. Para os outros candidatos, o percentual dos que admitem trocar de preferência até domingo varia de 22% a 25%.

O eleitores de Santa Luzia pretendem escolher seu prefeito pelo candidato e não pelo partido: 54,6% responderam que não têm preferência por nenhuma sigla e 12,4% disseram que o partido ao qual pertence o candidato é indiferente na hora de decidir o voto.

Rejeição: O atual prefeito da cidade, Dr. Gilberto, tem o maior índice de rejeição: 52,2% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Calixto é rejeitado por 8,7% dos eleitores, Wilson Vieira por 7,4%, e Cristina Correa, por 4,1%. Aguinaldo Campos enfrenta a menor resistência: apenas 2,3% das pessoas não votariam nele.

Problemas. A saúde é de longe o maior problema de Santa Luzia na opinião dos eleitores entrevistados pelo DataTempo/CP2. O item foi apontado por 89,1% das pessoas, num levantamento que considera a soma de dois problemas apontados por cada entrevistado.


Tecnologia do Blogger.