Alunos de escolas estaduais de Santa Luzia já se preparam para o ENEM


Período de inscrições para o Enem 2013 vão até o dia 27 de maio. Já as provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro
De: Exclusivo Cidade Santa Luzia CIDADE

Desde o início do ano letivo, os alunos do ensino médio das escolas estaduais mineiras já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudo de questões da atualidade e de provas antigas do exame, que já era frequente durante as aulas será intensificado a partir desta semana. Isso porque, começam nesta segunda-feira (13) as inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na Escola Estadual Afonsino Altivo Diniz, em Santa Luzia, as atividades desenvolvidas em sala de aula, além de focarem a interdisciplinaridade estimulam os alunos descobrirem diferentes fontes de ensino, o que segundo a diretora da escola, Rosane de Carvalho Lage, ajudam muito na preparação para o Enem. “Os alunos já estão se preparando para a prova desde o início do ano e a escola tenta incentivar cada vez mais essa preparação, assim como a inscrição dos estudantes. Nós estimulamos o aluno a se informar cada vez mais, ler, se informar, pesquisar em livros e na internet. Tudo isso ajuda na preparação”, afirma a diretora.

Outra iniciativa utilizada pela escola é o ‘Mural Informativo’. O espaço é atualizado pelos alunos do 3º ano do ensino médio e serve também como fonte de aprendizado. É o que afirma a aluna do 3º ano do ensino médio, Suelén Fernanda de Souza Soares. “É nosso dever atualizar o mural e enquanto procuramos notícias para postar nele acabamos estudando”, conta.

A estudante que sonha em cursar Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ressalta ainda a importância dos professores em sua preparação. “Os professores da escola estão ajudando demais. Eles estão trazendo questões para que possamos discutir em sala de aula, o que ajuda muito na minha preparação que ficará mais intensa a partir do momento que fizer minha inscrição”, conta Suelén.

Em 2012, a escola teve estudantes aprovados em diferentes instituições de ensino superior públicas e privadas de Minas Gerais

Enem

As inscrições para o Enem deverão ser feitas entre os dias 13 e 27 de maio no site do Exame. Já as provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. As regras para a edição de 2013 do Enem estão presentes no edital do Exame que foi publicado na quinta-feira (9), no Diário Oficial da União.

No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. O teste terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de seis milhões de candidatos façam o Exame este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio.

Redação

Este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. Além disso, a partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto divergentes do tema proposto.

As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem de zero a 200 pontos. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências também serão corrigidas por um terceiro corretor. O novo edital do Enem prevê maior exigência no nível cinco da competência I – demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Tecnologia do Blogger.