Estudante de Santa Luzia participa dos Jogos Escolares da Juventude em Natal (RN)


Gustavo Henrique do Carmo Sá, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho participa dos Jogos Escolares da Juventude na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.


Gustavo Henrique do Carmo Sá iniciou nesta semana uma viagem repleta de desafios. Até o dia 14 de setembro, o aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia, participa dos Jogos Escolares da Juventude. Ele está entre os 152 alunos-atletas que irão representar Minas Gerais na competição esportiva, que será realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.

Os Jogos Escolares da Juventude serão a maior competição da qual Gustavo Henrique já participou e a expectativa é grande. “Vou competir na modalidade de atletismo e quero muito conquistar uma medalha. Essa será a maior competição da qual já participei. Conquistar uma boa colocação na competição pode me abrir muitas portas”, afirma.



O interesse do estudante pelo atletismo sempre foi estimulado pela Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho. A instituição realiza um projeto constante de estimulo a prática do esporte. O projeto tem por objetivo incentivar a prática esportiva e estimular os estudantes a conhecerem novos esportes. Os alunos treinam uma vez por semana, durante uma hora.

“A iniciativa tem trazido muitos benefícios para os alunos e para a escola, até a frequência melhorou. Atualmente, cerca de 30 alunos participam das aulas de atletismo. Por causa do projeto, quatro alunos da nossa escola foram escolhidos para o Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, conta a vice-diretora da escola, Genuína Teixeira do Reis.

Jogos Escolares da Juventude

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, realizada em Natal no período de 05 a 14 de setembro, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012.

Já etapa de 15 a 17 anos, que será realiza entre os dias 7 e 16 de novembro em Belém, conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e lutas, que entra em 2013.

Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

Os Jogos Escolares da Juventude contam ainda com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos, os Embaixadores, que passam um pouco da vivência deles aos futuros atletas do Brasil. Grandes nomes como Maurren Maggi (atletismo), Fabiana Murer (salto com vara), Nalbert (vôlei), Diego e Daniele Hypolito (ginástica artística), Natália Falavigna (taekwondo), e muitos outros, já participaram.
Tecnologia do Blogger.