Vacinação antirrábica em Santa Luzia acontecerá a partir do dia 16 deste mês

O departamento de Zoonoses de Santa Luzia iniciará, no próximo dia 16, a campanha de vacinação antirrábica animal. Deverão ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade.A imunização acontecerá no período de 16 a 21 de setembro.

De: Rádio Santa Luzia Cidade

O departamento de Zoonoses de Santa Luzia iniciará, no próximo dia 16, a campanha de vacinação antirrábica animal. Deverão ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade.A imunização acontecerá  no período de 16 a 21 de setembro.

Até o dia 19, a vacinação acontecerá na zona rural do município. Os agentes de zoonoses envolvidos na ação vão circular pelas áreas rurais. Já no dia 21 de setembro, também considerado como o “Dia D” da mobilização, a imunização acontecerá na área urbana. Serão mais de 30 postos de vacinação espalhados por toda a cidade, no período das 8h às 17h.
A população animal estimada em Santa Luzia é de 25 mil animais, entre cães e gatos.  Segundo o departamento de controle de zoonoses a expectativa é vacinar o mínimo de 20 mil animais, ou seja, 80% da população. A doença está controlada na cidade. Há mais de 20 anos não há registro de casos por raiva no município.

O departamento de Zoonoses alerta os responsáveis para que os animais sejam levados em condições de receberem a dose da vacina. Em casos de animais de grande porte, por exemplo, é importante o uso da focinheira.

Raiva - A raiva é uma doença mortal transmitida ao homem por animais mamíferos. Nos cães e gatos, a doença pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciar de outras síndromes nervosas agudas. Os sinais podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, por exemplo. Neste estágio, o animal para de comer e beber.

Informações: 3642-3836
Tecnologia do Blogger.