Candidatos a prefeito e vice 'mudam' de naturalidade na Eleição Suplementar



Candidatos a prefeito e vice na Eleição Suplementar de Santa Luzia em 2018 divulgam informações contraditórias sobre onde nasceram e geram dúvida se existe um candidato "luziense nato".

Por Isaac Daniel



Um dos requisitos para o registro de candidatos para participar de eleições é a declaração de informações pessoais e de patrimônio a Justiça Eleitoral. Analisando as informações declaradas pelos candidatos a prefeito e vice das Eleições Suplementares de Santa Luzia, a ser realizada no próximo dia 24 de junho, podemos ver algumas divergências em relação a eleições anteriores. As informações podem ser conferidas no portal Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o registro do candidato Abraão Graaco, do REDE, ele tem 43 anos e nasceu em Belo Horizonte. Abraão é advogado da União, Bacharel em Direito pela UNIFEMM, Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, Doutor em Direito Constitucional pela UFMG, professor de Direito Constitucional e Pesquisador do Instituto Aaron Swartz. Como esta é sua primeira participação em eleições, sua naturalidade não mudou. Seu vice de chapa, José Teixeira, o Cidadão, tem 51 anos e é natural de Montes Claros.

Com 47 anos, Aguinaldo, do PSDB, declarou ter nascido em Belo Horizonte, assim como nas três últimas eleições no qual participou, o mesmo para seu candidato a vice, Serginho que declarou ser natural de Santa Luzia.

Concorrendo a prefeito pela segunda vez, o Delegado Chistiano Xavier, do PSD, de 41 anos, declarou ser natural de Santa Luzia na Eleição Suplementar de 2018 e nas Eleições de 2016, mas quando concorreu a vereador em 2012 ele havia declarado ser natural de Belo Horizonte. Ele também mudou sua declaração de raça/cor de branca para parda. Seu candidato a vice, Pastor Sérgio, também mudou sua naturalidade de Belo Horizonte para Santa Luzia.

A figura política de Santa Luzia, João Rasgado, do PSOL, também mudou sua naturalidade, de Santa Luzia, na última eleição em 2016, para Sericita, na Zona da Mata de Minas Gerais. João Rasgado também mudou sua raça/cor de branca para parda. Seu companheiro de chapa, Carlinhos do Estacionamento, também do PSOL é natural de Diamantina.

Integrante da Coligação Somos Todos Luzienses, Sandro Coelho, do PSB, tem 44 anos havia em 2016 ter declarado ser natural de Santa Luzia, diferente de todas eleições no qual participou, inclusive na Eleição Suplementar de 2018, que declarou ser natural de Manhuaçu (MG). Seu vice de Chapa, Fabian Schettini, também mudou sua naturalidade em relação a eleição de 2016 quando também concorreu a vice-prefeito, mudando de Belo Horizonte para Santa Luzia.

Única mulher na disputa, Suzane, do PT, tem 44 anos e é natural de Belo Horizonte, como declarado ao TSE em todas eleições no qual participou, exceto nas eleições de 2012, no qual declarou ser natural de Santa Luzia. Seu vice de chapa, Glayson Johnny, é natural de Belo Horizonte.

Tecnologia do Blogger.